Como limpar a sua fritadeira industrial

Como limpar a sua fritadeira industrial

Uma correta higienização garantirá que sua fritadeira funcione plenamente por muito tempo. Filtrar o óleo usado com frequência é uma das medidas mais importantes no processo de manutenção do equipamento, isso não só contribuirá para o bom funcionamento da fritadeira, como fará com que se economize consideravelmente com óleo e também não irá alterar o sabor dos alimentos. A frequência de filtragem desse óleo dependerá da quantidade de alimentos fritos no estabelecimento, indica-se que seja filtrado, pelo menos, uma vez por dia, porém se o fluxo for muito grande, a filtragem deve ter maior frequência. Dessa forma também deve ser determinado quantas vezes a higienização será necessária.

Como o óleo deve ser filtrado ainda quente, é aconselhado o uso de materiais de segurança como luvas, avental e óculos de proteção. Esse processo deve ser feito ainda quente pois irá coagular à medida que esfria. Certifique-se que todos os queimadores estejam desligados no momento da filtragem, pois a cuba pode se deformar ou até mesmo incêndios podem ser ocasionados. Caso a remoção do óleo seja manual, use uma extensão de válvula de drenagem e a abra lentamente para que não haja respingos de óleo quente.

 

Passo a passo do processo de limpeza

Caso a fritadeira seja elétrica desconecte-a da tomada, se for a gás desligue-o e desconecte a válvula.

Esquecer de tomar estes cuidados pode ocasionar choques ou até mesmo explosões. Deixar o óleo esfriar é essencial para evitar queimaduras acidentais. A mistura de água com óleo quente pode ocasionar uma reação química explosiva.

1 - Filtragem e troca de óleo

A frequência da filtragem do óleo deve ser proporcional ao fluxo de fritura, ou seja, caso se frite na cozinha grandes quantidades de alimentos, aconselha-se que o óleo seja filtrado até duas vezes ao dia, para esse processo pode-se utilizar gaze ou filtro de café, porém o mais indicado são máquinas profissionais de filtração. Mesmo com a possibilidade de filtragem, o óleo deve ser trocado sempre que apresentar coloração escura, emissão de fumaça quando estiver operando em baixas temperaturas ou estiver com forte odor. Operar a fritadeira com temperaturas inferiores a 190 °C, sem adição de sal, fará com que seu óleo dure muito mais.

Tempo médio para troca do óleo

• Fritadeiras somente óleo: 3 a 5 dias

• Fritadeira água e óleo: 10 a 15 dias

2 - Removendo o óleo

Quando for reutilizá-lo basta transferi-lo para um recipiente com tampa. A maioria dos equipamentos contam com um dreno para a remoção em sua parte inferior, posicione o recipiente abaixo deste dreno. Se não for reutilizá-lo descarte-o em um recipiente hermeticamente fechado em local apropriado, nunca o despeje na pia.

3 - Lave o cesto com detergente

Se necessário deixe-o submerso dentro da cuba com água e detergente.

4 - Retirando o excesso de óleo da cuba

Utilize papel toalha ou uma esponja para remover o óleo remanescente e os resíduos. Caso exista óleo incrustado, lance mão de uma espátula para raspagem, tomando muito cuidado para não danificar o acabamento do equipamento, uma dica é utilizar sempre utensílios de plástico para não riscar a cuba.

5 - Limpando as resistências ou os queimadores

Os equipamentos elétricos possuem dois ou mais cabos de metal que agem como aquecedores, estes devem ser limpos com papel toalha com o máximo de cuidado para não dobrá-los ou danificá-los. Já as válvulas dos modelos a gás devem ser limpas com pano úmido e desobstruídos com um desentupidor de fogão sempre que necessário. Os aquecedores devem ser removidos e lavados com detergente.

6 - Utilize uma esponja macia com detergente para esfregar a cuba e o equipamento

Basta algumas gotas na esponja para que se consiga desengordurar o equipamento, nunca submerja o equipamento. No caso da cuba, caso a lavagem com a esponja não seja necessária para retirar a gordura, coloque-a de molho com um pouco de detergente.

7 - Aqueça água na fritadeira

Coloque a mesma quantidade de água que se coloca de óleo, e um pouco de detergente. Ligue a fritadeira e deixe que a água ferva, depois disso desligue a fritadeira e espere que a água esfrie, retire os resíduos com uma esponja, repita o processo quanto baste.

8 - Utilize bicarbonato de sódio

Junte-o com um pouco de água até que forme uma pasta, aplique tanto no equipamento quanto na cuba com movimentos circulares. Pode-se também utilizar produtos de limpeza de fogão, lave todas as peças com água e sabão e enxague diversas vezes para remover todos os resíduos químicos antes de fritar algo novamente.

9 - Seque completamente antes de utilizar novamente

Com um pano de prato ou papel toalha seque o equipamento inteiro, mas não utilize-o imediatamente, pois pode haver água nas partes elétricas.

Pronto! Ficou com dúvidas? chame pelo whatsapp .

                                                                 

Sobre a loja

A Citton Equipamentos se destaca na área de gastronomia há mais de 15 anos por apresentar soluções inteligentes para os clientes. Vamos muito além de apenas fornecer equipamentos, aqui na Citton nós oferecemos soluções práticas para adequar a receita ao equipamento, afinal somos especialistas em Gastronomia e contamos com um time de profissionais com ampla experiência prática nas diversas áreas da gastronomia, soluções de verdade.

Pague com
  • Mercado Pago
Selos

CITTON EQUIPAMENTOS PARA GASTRONOMIA EIRELI EPP - CNPJ: 02.218.779/0001-41 © Todos os direitos reservados. 2020